Gente é para Brilhar

Inclusão Social

Um breve louvor à vida, uma homenagem àqueles que buscam o sol como forma de cultivar a saúde mental e física dos envolvidos, uma alegoria de representações simbólicas, como os girassóis amarelos a resisitr a chegada e o renascer sobre uma visão artística e expressiva.

ASAB - Associação Solidários Amigos de Betânia

Loreto - Freguesia - Jacarepaguá

 

 

Instituto Rio

 

Desde 2000, o Instituto Rio tem como missão apoiar e fortalecer iniciativas que promovem o desenvolvimento social da Zona Oeste na cidade do Rio de Janeiro. Neste ano, além do programa de apoio, o Instituto Rio irá realizar o Ilumina Zona Oeste, com o intuito de impulsionar as organizações sociais apoiadas e dar visibilidade aos projetos por meio de experiências interativas, sensoriais e emocionais. O evento será composto por exposição, espaço de conversa e uma programação cultural com materiais e atividades dos projetos apoiados pelo Instituto Rio em 2017, além de discutir oportunidades para investimentos sociais e culturais. Os projetos participantes trabalham para fortalecer o território e seus habitantes em diversas áreas de atuação, sobretudo em cultura, direitos humanos e justiça social. Os protagonistas do Ilumina Zona Oeste são:

 

_ Coletivo Mulheres de Pedra (Pedra de Guaratiba);

Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (Cidade de Deus);

Coletivo Hip Funk (Comunidade do Fumacê);

Associação Solidários Amigos de Betânia (Santíssimo);

Obra Social Dona Meca (Taquara);

Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual (Campo Grande);

Associação Cultural e Quilombola do Camorim (Camorim);

Grupo de Assistência Professor Eurípedes Barsanulpho (Taquara); Casa do Menor São Miguel Arcanjo (Guaratiba);

Núcleo Sociocultural Semente do Amanhã (Vila Aliança);

Coletivo Elas da Corrente (Rio das Pedras).

 

A agenda do Ilumina Zona Oeste conta com atividades culturais, exposição e um espaço de conversas onde serão abordados temas relacionados ao projeto e à região, além do seminário ‘Reimaginando a Zona Oeste’, com participação de Raquel Fernandes, diretora do Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea. Com propósito de proposta inovadora e uma experiência inédita, o Ilumina Zona Oeste espera que o público possa pensar, viver e sentir as causas, a importância de sua existência, os impactos do trabalho desenvolvido pelas organizações e, dessa forma, contribuir para iluminar e valorizar as iniciativas da região. A exposição terá entrada gratuita e acontecerá de 2 a 9 de dezembro, de 10 às 17h (segunda-feira, 04/12, o museu não funcionará), no Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea.