Acolher e Inserir é nossa Missão, Transformar vidas é nossa marca.

Add Facebook

Associação Solidários Amigos de Betânia

A Associação Solidários Amigos de Betânia (ASAB) , fundada no Município do Rio de Janeiro, em 03 de Dezembro de 1999, partiu de iniciativa da religiosa Irmã Maria Elci Zerma junto ao grupo da Pastoral Missionária do Santuário São Camilo de Lellis - Tijuca. Em julho do ano 2000, iniciou suas atividades na Freguesia-Jacarepaguá, com a colaboração da comunidade local.


Linha do Tempo de 1999 a 2015

1999 Início

Inicio do Projeto, abordagem no Viaduto Edson Passos, Alto da Boa Vista - RJ

Como um sonho ou uma utopia, o projeto Betânia se tornou realidade a 3 de dezembro 1999 pela ousadia de um grupo da Pastoral missionária da Paróquia São Camilo de Lélis, Tijuca - Rio de Janeiro. Ao fundarmos a instituição estávamos ainda debaixo da ponte. Não havia espaço adequado para oferecer higiene, alimentação e tratamentos. Percebemos logo que a dependência do álcool e outras drogas colocavam essas pessoas as margens da sociedade.


2000 Comodato

Irmã Elci, recebeu em comodato uma velha casa na Ladeira do Loreto – Freguesia /Jacarepaguá, por 2 anos..

Uma pessoa inspirada por Deus, Luciene Giovanonne moradora na Freguesia-JPA abriiu o caminho para que a Arquidiocese do Rio de Janeiro cedesse em comodato o terreno com a humilde casinha ao lado da Paróquia N. Senhora de Loreto. Graças a solidariedade daqueles que acreditaram no projeto, em 2007 inaugurou-se um prédio com 50 vagas para acolhida e recuperação, e inclusão social de adultos em situação de rua.


2002 Renovação

Após  visita de Dom Eusébio, o Arcebispo do Rio de Janeiro na época, o comodato passou a ser de um período de 15 anos, renovado por mais 15anos.

 

2004 Sítio Jesus Mestre

A Arquidiocese ofereceu um sitio localizado em Santíssimo, para ampliar o trabalho.

Betânia Jesus Mestre - Santíssimo. Um novo sonho: Espaço adequado para acolhida e terapia ocupacional com trabalho na terra e contato com a natureza. Em 2004 o seminário arquidiocesano oferece em comodato, o espaço adequado em Satíssimo zona oeste do Rio de Janeiro.


2005 ASAB - Looreto

Em 2005, com a colaboração da sociedade civil através de doações, foi inaugurado o novo prédio que hoje abriga os alojamentos, as salas de assistência, salas de recreação, posto médico, secretaria entre outros.


2007 Obras

Inaugurou-se novo espaço para atendimento, graças a solidariedade e a força de solidas parcerias, doando desde o projeto ate o material da obra.


2009 a 2015 Continuidade

Estamos dando continuidade aos Projetos  desenvolvidos nas unidades Betânia e Betânia Jesus Mestre.

Desde então vem realizando sua missão de acolher, recuperar e incluir socialmente população de rua. Sua causa maior é a valorização, a defesa e a promoção da vida com dignidade, trabalho e moradia.